sábado, 4 de dezembro de 2010

ESSÊNCIA




Por que eu tenho animal de estimação e você não? Por que sou de um partido político e você de outro? Com certeza somos diferentes na forma de pensar, sentir, agir e estar no mundo.
Os seres humanos têm diversas características e estão sempre mudando, isso às vezes, causa sofrimento por cobranças internas a respeito do próprio comportamento e o de seu marido, vizinho, colega de trabalho e demais pessoas ou grupos. Para que haja mais aceitação e menos culpas, vou tentar mostrar um pouco do que existe na diferença entre as pessoas.
Para começar, vamos definir a palavra ESSÊNCIA, que no mini Aurélio, encontra-se assim:
1.Substância                               
2.Óleo fino e aromático extraído de certos vegetais.
Quando pegamos, por exemplo, uma amora e esmagamos com as mãos, ela vai soltar uma substância vermelha que é característica própria dela. E se continuarmos experimentando a fruta, vamos perceber o gosto azedo/adocicado variando com a sua coloração. Está na natureza dessa pequena fruta a diferenciação na forma de conservação e uso, pois ela é mais vendida na fabricação de geléia e chega à nossa mesa para proporcionar sabor especial. Há os que não gostam, mas a vida é assim, cheia de contradições que temperam ou destemperam as relações humanas.
Cada pessoa tem a sua essência, assim como a amora conserva o vermelho/azedo/adocicado como características. O homem também é assim, cada um tem sua preferência, uns gostam de loiras e outros de morenas. Uns têm animais de estimação, outros não querem nem saber de chegar perto de bichos, apesar de gostarem deles em seu habitat natural e saber de sua importância no ecossistema.
E qual é o pecado em ser diferente? Qual a culpa? É justamente nas diferenças que os seres humanos são mais ricos e abrangentes. Há uma variedade de conhecimentos nas desigualdades entre os homens. Há escritores, leitores, poetas, músicos, comentaristas, humoristas e uma infinidade de campos de atuação em que as pessoas se expressam. Quando não gostamos de uma coisa inclinamos para outras diferentes, mas o importante nisso tudo é enriquecer com a troca de saberes e interesses que são os mais variados possíveis. É reconhecer a importância da diversificação e aproveitar para aprender.
A essência da pessoa precisa ser reconhecida e respeitada como algo próprio dela, nada de querer mudar características pessoais, mas refletir sobre elas e crescer. Saímos todos lucrando com essa variedade de comportamentos, sentimentos, emoções dos seres humanos que constituem uma riqueza a explorar. A essência é o que o homem tem de melhor para construir um mundo mais rico e de trocas permanentes.