sábado, 4 de dezembro de 2010

ESSÊNCIA




Por que eu tenho animal de estimação e você não? Por que sou de um partido político e você de outro? Com certeza somos diferentes na forma de pensar, sentir, agir e estar no mundo.
Os seres humanos têm diversas características e estão sempre mudando, isso às vezes, causa sofrimento por cobranças internas a respeito do próprio comportamento e o de seu marido, vizinho, colega de trabalho e demais pessoas ou grupos. Para que haja mais aceitação e menos culpas, vou tentar mostrar um pouco do que existe na diferença entre as pessoas.
Para começar, vamos definir a palavra ESSÊNCIA, que no mini Aurélio, encontra-se assim:
1.Substância                               
2.Óleo fino e aromático extraído de certos vegetais.
Quando pegamos, por exemplo, uma amora e esmagamos com as mãos, ela vai soltar uma substância vermelha que é característica própria dela. E se continuarmos experimentando a fruta, vamos perceber o gosto azedo/adocicado variando com a sua coloração. Está na natureza dessa pequena fruta a diferenciação na forma de conservação e uso, pois ela é mais vendida na fabricação de geléia e chega à nossa mesa para proporcionar sabor especial. Há os que não gostam, mas a vida é assim, cheia de contradições que temperam ou destemperam as relações humanas.
Cada pessoa tem a sua essência, assim como a amora conserva o vermelho/azedo/adocicado como características. O homem também é assim, cada um tem sua preferência, uns gostam de loiras e outros de morenas. Uns têm animais de estimação, outros não querem nem saber de chegar perto de bichos, apesar de gostarem deles em seu habitat natural e saber de sua importância no ecossistema.
E qual é o pecado em ser diferente? Qual a culpa? É justamente nas diferenças que os seres humanos são mais ricos e abrangentes. Há uma variedade de conhecimentos nas desigualdades entre os homens. Há escritores, leitores, poetas, músicos, comentaristas, humoristas e uma infinidade de campos de atuação em que as pessoas se expressam. Quando não gostamos de uma coisa inclinamos para outras diferentes, mas o importante nisso tudo é enriquecer com a troca de saberes e interesses que são os mais variados possíveis. É reconhecer a importância da diversificação e aproveitar para aprender.
A essência da pessoa precisa ser reconhecida e respeitada como algo próprio dela, nada de querer mudar características pessoais, mas refletir sobre elas e crescer. Saímos todos lucrando com essa variedade de comportamentos, sentimentos, emoções dos seres humanos que constituem uma riqueza a explorar. A essência é o que o homem tem de melhor para construir um mundo mais rico e de trocas permanentes.

27 comentários:

  1. Como vc mesma disse, essência é de acordo com o fruto, sua coloração. Uns gostam da amora outros do morango. Há casos em que é melhor nem experimentar a essência. Nem mesmo de longe. O melhor mesmo é ficar com o exterior. As aparências nos faz imaginar e melhorar muito aquilo que vemos....abraços. Valaci

    ResponderExcluir
  2. Lindo texto!
    Apesar de ser, aparentemente, uma coisa fácil de se entender, muitíssimas pessoas simplesmente são incapazes de alcançar essa idéia.
    A diversidade, não só nos ecossistemas, é uma coisa boa. Boa não, maravilhosa! Digo isto porque tenho um irmão gêmeo e sei como seria desinteressante se todos fôssemos iguais. Graças a Deus, até irmãos gêmeos idênticos, por incrível que pareça, são bastante diferentes!
    Queridos amigos que visitam o blog, reflitam sobre o assunto e vejam o quanto é maravilhoso que todos sejamos únicos. Espero, sinceramente, que possam admirar isso! É tão maravilhoso! Aproveite você também essa idéia e perceba o quanto isso pode tornar a sua vida melhor.
    Parabéns pelo texto @soniasalim e pelo post @JPSaura!

    ResponderExcluir
  3. Enfim, o texto foi gerado especialmente para o meu amigo, João, que ansioso aguardava. Nasceu uma pequena reflexão sobre a ESSÊNCIA de cada ser e que agora pode estar ao alcance de todos para críticas que nos ajudem a construir e desconstruir paradigmas.
    Muito obrigada, @JPSaura, pelo convite de estar aqui no Blog COTIDIANO e também poder conversar com cada visitante junto com você.
    Você é um grande amigo!
    Vamos em frente!
    Beijos!

    @soniasalim

    ResponderExcluir
  4. O amigo @Valaci tem sempre coisas novas para nos fazer refletir. Concordo com você, às vezes precisamos ficar só com as aparências, pois a ESSÊNCIA não é agradável a todas as pessoas, justamente por sermos diferentes. Há pessoas que preferimos não conviver por causa das incompatibilidades, o que é muito comum. E outras que precisamos conviver no nosso dia a dia, no trabalho, na família, na vida, mas de maneira formal para não criar atritos e uma atmosfera desagradável. O importante é aprender com o outro mesmo não gostando de seu modo de sentir e agir, mas reconhecer as qualidades do outro.
    Eu e @JPSaura agradecemos a sua visita e comentário.

    Grande abraço!

    @soniasalim

    ResponderExcluir
  5. Muito tem a nos dizer o amigo, @Fitoplancton nos casos de gêmeos, pois vive na pele as diferenças e quem sabe alguma identidade com o irmão. Você, amigo, pode nos dizer o quanto é esquisito olhar o outro e se ver, com roupas iguais, o que geralmente as mães fazem na infância de gêmeos. Quantas fotos são impossíveis de reconhecer quem é quem por causa de se olhar os gêmeos como iguais. E as perguntas das pessoas, então, que decepção... Mas há um tempo de basta! O tempo em que cada um procura o que é melhor para sua vida e busca o que quer. Isso deve ser bom demais! E é isso que você nos deixou no comentário, as maravilhas da diversidade.
    @JPSaura e eu agradecemos valiosa contribuição de estar refletindo a sua ESSÊNCIA conosco.

    Beijos!

    @Soniasalim

    ResponderExcluir
  6. Interessante como esse texto é tão atual na minha vida. É algo que tenho refletido bastante; são muitas contradições nas ações de algumas pessoas próximas. E sempre uma frase bem clichê vem a mente. "Você é linda por dentro". Ok, se isso bastasse para o convivio diário, seria perfeito, mas a busca por "perfeições estéticas" me incomoda. Pode até achar que não tem nada a ver com o texto, isso que falei. É que não sei me expressar bem com palavras escritas, o tom de voz me ajuda muito.
    O que quero dizer é que o valor que as pessoas dão para as diferenças externas, parece ser mais intenso ou importante do que o valioso aprendizado que as diferenças proporcionam..mas a nossa busca por afinidades parece ser algo completamente incontrolavel.
    Os valores morais de algumas pessoas são completamente distorcidos, ou diferentes dos meus, e isso me abala muito. As vezes não sei como lidar.
    Eu procuro respeitar a essência dos que convivem comigo, mas é inevitável, em algumas situações, que eu queira controlar ou manipulá-los, parece que faz parte de mim. Gostaria tanto de ser "conduzida"(como numa dança), e não ter que seguir padrões e ordens.
    Buscar enxergar e alimentar o lado bom das pessoas para que isso seja refletido nas suas ações. Porque eu acredito que tudo seja uma questão de estimular as coisas boas, pois todos temos coisas boas e más, vai depender do estímulo em cada situação, para que a ESSÊNCIA seja revelada..


    (devo criar um blog? rsrs..escrevi tanto..rsrs)
    Deyse Pereira

    @deysesp

    ResponderExcluir
  7. Sim, @deysesp , deve criar um blog e nele expressar pensamentos, sentimentos, opiniões. É uma forma de interagir com as pessoas e absorver o que elas têm de melhor, a sua ESSÊNCIA. Você abriu um leque para várias discussões: padrões de estética, aptidões para discursar ou escrever, a busca por afinidades e muito mais. Vou falar da busca por afinidades que é o mais procurado pelas pessoas, mas deveria acontecer a busca pela diversidade, pelo que é diferente. E assim aprender e entender a razão de tanta variação. Você, por exemplo, é uma pessoa solidária, que preocupa com o outro e busca concretizar os anseios de seu coração, mas nem todos são iguais. Não vamos pensar que todas as pessoas são solidárias e também não vamos nos culpar por não ter esse espírito generoso. Afinal, cada um tem seu componente interior e age por ele. Nada de exigir do outro e também de sentir culpa por não ter vontade de fazer trabalhos sociais. Eu penso que podemos juntar forças, uns com mais, outros com menos disposição e caminhar em prol de melhorias para todos. O importante e entender tudo isso, que somos diferentes.

    Eu e @JPSaura agradecemos por todas as questões que você trouxe para discutirmos aqui.

    Beijos!

    @soniasalim

    ResponderExcluir
  8. Falar da Essência do ser: Ser Humano, Ser Pessoa.
    É algo muito profundo. Muito bonito.
    Ao ler o texto, vamos analisando, sobre o que há de mais íntimo em nós:O profundo. A Essência.
    Lindo texto!
    Parabéns Sonia Salim.

    Rita Campos

    ResponderExcluir
  9. Oi, Rita, eu e @JPSaura estamos felizes com a sua visita e reflexão acerca da ESSÊNCIA que existe em cada um de nós e faz toda a diferença quando externamos para o mundo.
    Obrigada!
    Beijos!

    @soniasalim

    ResponderExcluir
  10. Comentário da amiga, @danielasimonini via Twitter:

    http://twitter.com/danielasimonini/statuses/11192404954587136

    "Boa noite @soniasalim excelente reflexão sobre "Diferenças"..Viver em 1 mundo onde todos desejam ser iguais é tarefa difícil aos diferentes!"

    Obrigada, querida, pelo seu comentário.
    Beijos!

    @soniasalim

    ResponderExcluir
  11. Outro comentário da amiga, @danielasimonini via Twitter:

    http://twitter.com/danielasimonini/statuses/11196399056064512

    "Gostei muito das suas palavras @soniasalim cada pessoa é diferente e possui a sua própria "Essência" q é única e intransferível... Parabéns!"

    Eu e meu amigo @JPSaura agradecemos a gentileza.
    Beijos!

    @soniasalim

    ResponderExcluir
  12. Comentário de Eliana, @LanaEich via Twitter:

    http://twitter.com/LanaEich/statuses/11364845739843584

    " @soniasalim Meus parabéns pelo lindo texto no blog de @JPSaura. Adorei amiga! Bjksssssssss"

    Nós é que agradecemos, amiga!Eu e @JPSaura.
    Beijos!

    @soniasalim

    ResponderExcluir
  13. Nós cãozinhos não atingimos este grau dos seres evoluídos de poder conhecer um ser pelo seu biotipo, suas idéias e julgar. Talvez não tenhamos essência.

    Já para ostras sua essência é a pérola.

    ResponderExcluir
  14. Oi, amigo @Petescadas , que surpresa agradável! Os cães têm os sentidos aguçados, entre eles a audição e o olfato, pelo fato de sentir a presença do dono à longa distância e o olfato pela grande ajuda que presta à humanidade na identificação de drogas, nos objetos, roupas de pessoas suspeitas. E há aqueles que são guias para pessoas com "necessidades especiais" (visão) e tantas outras coisas importantes que só um cãozinho pode fazer. Agora, se você perguntar se eu gostaria de ter um cão, responderia que NÃO, mesmo sabendo das qualidades do animalzinho. Então você diria: -Tu és uma desalmada! E eu responderia: -Não, querido, apenas Deus não colocou essa ESSÊNCIA em mim quando me desenhou, o desejo de ter um animal de estimação. Eu sou feliz só pelo fato de saber que os bichos estão na natureza e há pessoas que os amam a ponto de cuidá-los com carinho especial. E uma delas é você.
    Acho que meu amigo, @JPSaura também é um cuidador de animais, pois fez um post em defesa de um cão o que desencadeou tudo o que escrevi em ESSÊNCIA.
    Então, @Petescadas , essa #ostra que vos fala é uma apreciadora de animais em Curso à Distância. A pérola não foi fabricada dentro dela. rs
    Amigo, você tocou no ponto central do texto.
    Tem conversa para muito tempo ainda... Vamos caminhando...
    Obrigada pelo gentil comentário, eu e @JPSaura estamos felizes com a visita de um cãozinho preocupado com a estrutura física dos animais.
    Grande abraço!

    @soniasalim #ostra sem fronteiras

    ResponderExcluir
  15. Olá! Gostei do blog e do texto!
    É costume valorizar a aparência e não a essência...Mas é essa que realmente conta!

    ResponderExcluir
  16. Oi, Marcia, obrigada pela visita no blog de meu amigo @JPSaura Ele pediu que eu escrevesse um texto para o blog COTIDIANO e nasceu 'ESSÊNCIA'. Concordo com você quando reconhece a essência do homem como importante, tanto quanto a aparência, ou até mais valiosa porque é dela que necessitamos na convivência com os outros.
    Grande abraço!

    @soniasalim

    ResponderExcluir
  17. Soninha Salim.....que mistério vc falar de essencia...Que maravilha!! como vc tem talento menina....por causa da SUA essencia, do seu jeito, do seu tc, da sua alegria, estou aqui....Há uma identificação da minha parte em gostar de vc do seu jeito, palavras, essencia,,,,sempre temos algo a conversar....alguns dias algumas tristezinhas bobinhas e na maioria um montao de alegrias pra compartilhar!!Que maravilha longe dos olhos e pertinho do coração....Estou realmente agradecida a DEus, que me apresentou vc no TT nem sei como.Nem me lembro como se falamos na primeira vez..vc lembra??Só sei q nossa amizade foi se fundindo e adoro ve-la na mesma praia do tt junto comigo...Num dia, vc me apresentou o JP...ele é legalzinho(risos).....sempre retribui meus beijos (claro né!, bobinho ele nao é!)...adorei a visita dele no meu blog assim como a sua....adorei muito, muito mesmo.....Quero aproveitar a oportunidade pra gente combinar e fazer uma blogagem coletiva....onde todos nós escreveriamos sobre o mesmo titulo , no mesmo dia,idéias diferentes... dai prometo fazer um selo pra presentear todos os participantes colocarem no blog.
    enfim adoro vc dois....
    beijooooooooooooooo
    #sereia a te encantar
    @biacarnaval

    ResponderExcluir
  18. Estamos encantados com a visita da #sereia @biacarnaval Por onde passa deixa a música inebriante de seus beijos sem fim. Inigualável em simpatia e amizade. Sempre preocupada quando os amigos desaparecem das redes sociais, pergunta, quer saber notícias, envolve mesmo com as pessoas. Isso é uma marca a seu favor, pois é amada ao mesmo tempo que ama sem distinção.
    Obrigada, querida! Eu e @JPSaura estamos felizes com a sua visita e entraremos em contato para conversar sobre a sugestão que você deixou aqui.

    Beijos! Até breve!

    @soniasalim

    ResponderExcluir
  19. João e Sonia, como sempre vcs estão "mandando muito bem"! Adorei o texto, principalmente pela forma como vc, Sônia, apresenta levemente as diferenças humanas!!! bjs

    ResponderExcluir
  20. @Daniellecfb , viu como nossos encontros deram certo? Você estava entre nós (eu e João) quando nos conhecemos e fez a mediação da nossa amizade. O twitter é uma rede que proporciona bons sentimentos entre as pessoas. Estamos felizes com a sua presença e comentário. Bem-vinda, sempre!

    Beijos!

    @soniasalim

    ResponderExcluir
  21. Parabéns amiga Sonia.
    Parabéns amigo JPSaura.
    Todos os grandes ensinamentos concordam neste ponto: É na vida íntima, no desabrochar de nossas potências, de nossas faculdades, de nossas virtudes, e de nossa essência, que o manancial das felicidades são encontradas.
    BeiJanes em vossos corações.
    Jane Di Lello.

    ResponderExcluir
  22. Oi, @JaneDiLello estamos felizes com a sua visita surpresa aqui no blog COTIDIANO. O João é uma pessoa super gentil e estamos colhendo muitos mimos juntos no post ESSÊNCIA, a felicidade acontece aqui. Obrigada, esteja sempre perto.

    Beijos!

    @soniasalim

    ResponderExcluir
  23. A essência da pessoa precisa ser reconhecida e respeitada como algo próprio dela,
    nada de querer mudar características pessoais, mas refletir sobre elas e crescer.
    Saímos todos lucrando com essa variedade de comportamentos, sentimentos, emoções dos seres humanos
    que constituem uma riqueza a explorar.
    A essência é o que o homem tem de melhor para construir um mundo mais rico
    e de trocas permanentes.

    Nem vou escrever mais nada, tu simplesmente
    te antecipaste ao discurso da minha alma.

    Um abraço bem gostoso na tua.

    E que o dia seja pleno de essências.

    ResponderExcluir
  24. Que bom, @carmenrdias , você chegou até aqui no blog COTIDIANO do amigo @JPSaura para a nossa alegria. Agradecemos a visita e palavras de bênçãos.

    Grande abraço!

    @soniasalim

    ResponderExcluir
  25. Recebemos esse comentário do @JornalCiencia , via twitter e agradecemos a gentileza.

    "Julgo que a essência seja um estado permanente e imutável de uma característica particular. A expressão do que somos."

    http://bit.ly/epWhBG

    Abraços!

    @soniasalim

    ResponderExcluir
  26. Parabéns Lua!! ameiii esse post!!! para variar né... todos os post´s são lindos demais!!!
    Essência! a sua essência é linda amiga, que vc continue irradiando luz para todos nós por meio dessas palavras vivas e de sua amizade.
    Como você mencionou, cada pessoa tem sua essência, diferente dos outros, é claro, e temos que repeitar e saber conviver com todos, de modo a termos uma convivência sadia com todos.
    Beijos lindaa... adoroo vc

    ResponderExcluir
  27. De fato a beleza do ser humano está em sua singularidade,mas como é difícil aceitar o diferente de mim não é?
    Quanto exercício de humildade e tolerância temos que fazer para aceitar-lo!

    ResponderExcluir