terça-feira, 9 de novembro de 2010

Senhor Dito Paulista!!

Bem, hoje é Domingo e estou aqui pensando em um novo texto para o meu blog... tenho conciencia que não sou muito bom nessa coisa de escrever, e ainda mais que num momento de transbordamento de emoções por ocasião do casamento do meu filho, eu consegui passar para o papel, ou melhor para a tela? Há sei la!! Consegui escrever e expressar  o que estava sentindo com clareza, entendi que a responsabilidade aumentou... afinal eu não posso ser um homem de um texto só né? E confesso também que os momentos vividos por ocasião do casamento foram tão marcantes que eu gostaria que se perpetuassem, e sei que no momento da nova postagem aquele acontecimento ficara em segundo plano, pelo menos no blog né, já que na minha mente permanece e a acho que ficara tudo muito vivo por muito tempo. Já pensaram que tem coisas que acontecem na vida da gente que não queremos de maneira alguma que fiquem pra traz? Mas a vida não para de nos trazer coisas novas e sempre nos chamando as falas e nos dando banho de realidade. Então pensei porque não escrever sobre o meu sogro que faleceu com 102 anos?...Alguém ai se habilita a viver tanto? Mas não falo em apenas se manter vivo esperando o tempo passar, e sim em viver de verdade, tendo uma infância legal, uma adolescência alegre, uma adultice digna de ser lembrada e servir como referencia para casais que já não ligam mais para os valores que foram tão importantes para ele. Diversas vezes testemunhei um extremo carinho dele para com a minha sogra, mesmo ele já com 100 anos, tentava cuidar da esposa, se ela adoecia ele ficava inquieto, ficava a olhando como que pensando em uma maneira de resolver o problema de saúde que na maioria das vezes nem era tão grave, mas o Sr Dito Paulista como era conhecido por aqui demonstrava claramente que se pudesse absorveria qualquer coisa ou qualquer dor para preservar a sua mulher... Também testemunhei vezes que silenciosamente correram lágrimas em seus olhos talvez motivadas pela conciencia de que a vida já estava lhe mostrando que a separação definitiva, pelo menos no plano terreno já estava próximo. Convivi estreitamente com ele em seus últimos dias e juro que me espantou o tanto que este homem se preocupava com a “amada” pois entre um delírio e outro quando em momentos de conciencia ele falava repetidas vezes: Por favor cuidem da Maria... Cuidem das coisas da Maria... E assim foi até o seu ultimo suspiro, me parecendo que ele já não se importava consigo e sim com quem ele iria deixar seguindo pela vida. Contei isso pra deixar claro que eu gostaria de ser como ele.  Viver com dignidade por 102 anos eu posso garantir que é pra pessoas especialíssimas.
Vá com Deus Sr Dito Paulista!! Nós ficaremos por aqui tentando imita-lo. 
1909 - 2010

6 comentários:

  1. João, meu querido amigo, você é demais! Convida-nos sempre a emocionar com seus posts tão especiais. Seu sogro foi uma pessoa sábia, completou caminhada entre os viventes, ganhou seu coração e linda homenagem. Exaltar o amor é bom demais! E o Sr. Dito Paulista fez isso como ninguém! Obrigada, por contar o exemplo de vida de seu sogro e trazer esperança ao nosso coração tão carente.
    Abraço fraterno!

    @soniasalim #ostra sem fronteiras

    ResponderExcluir
  2. Que maravilha...passar aqui e ler sobre "gente" "emoção" ser humano...Posso imaginar, mesmo sem conhecer...O Sr.Dito Paulista falando da Maria....coisa linda...me trinca os olhos...engolindo seco pra nao chorar...A paixão depois de um certo tempo se abafa...fica o amor, o respeito , companherismo, cuidando....coisa linda....quero ter alguem assim preocupado comigo acho TUdooooooo de bom.Muita muita LUz Sr Dito....Deus esteja sempre conosco!
    Quanto a voce JP.....que encanto...como escreve maravilhosamente bem....Voce tem um jeito diferenciado de escrever..consegue escrever alfinetando a alma d´gente...faz de um simples texto algo mágico que emocionante...fica garimpando palavras pra fazer-nos emocionar!! e Sucessso sempre consegue,,,....adoro passear aqui....Parabens pelo casamento do filho....pela família ...mas principalmente por ja ter esse "olhar" sobre as pessoas, família, filhos,e olhar para Sr Dito com paz no coração!! Parabens!!
    Adorei os momentos que aqui passei.....beijooooooooooooooooo de montão para todossss beijoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo @biacarnaval..passando só pra te encantar #sereia

    ResponderExcluir
  3. Amei. Que homenagem linda! Você soube como contar quanto amor, quanta riqueza e significado teve a longa vida do sr. Dito, que fiquei emocionada. Obrigada por compartilhar. Me fez muito bem.
    E quem disse que você não sabe escrever?
    Abração
    @elianabess

    ResponderExcluir
  4. Por um momento consegui me transportar para pertinho do Sr Dito Paulista.
    Deve ter sido um ser humano raro, dessas pessoas que nos fascinam com tamanha bondade.
    Sua maneira de relatar, com riqueza de detalhes me emocionou.
    Parabéns!


    LanaEich

    ResponderExcluir
  5. É com olhos de admiração e saudade que termino de ler este texto. Composto de realidade e sensações verdadeiras de vida, de amor e cuidado. Remeteu as minhas dores e medos. E a imagem presente e constante de minha amada Mãe que foi embora tão breve de uma vida intensa e rodeada de amor.E diante da Idade do Sr Dito, ela foi muito jovem, com 63 anos de intenso amor e cuidando dos que ela gerou, cuidou e amou de seu modo completo de fazer filhos amados. Ela plantou flores de tal forma que poderia viver 5, 10, 1000 gerações que elas continuariam florescendo em mim. Perto de completar 2 anos de sua partida ainda sinto o cheiro e o toque em seus abraços de Mãe, da mesma forma que pude perceber as mãos finas do Sr Dito tocando a alma da sabedoria. Deixando a essência aos que ficaram da importancia e necessidade de apenas "cuidar". A melhor e mais nobre forma de amar. Como Amou minha Mãe... Parabéns... Estou emocionada...

    ResponderExcluir
  6. Amigo..
    que lindo texto...
    Adoro a maneira como vc mexer com a gente...
    suas palavras me emociona, ( é fácil isso!), mas mexe mesmo comigo...
    é uma maneira simples e verdadeira...
    qdo leio seus texto, juro que consigo imaginar vc contando para mim...
    Só que o mais engraçado, é que nem nos conhecemos, nem sei como é sua voz, mas a verdade é isso que sinto... VC me contando!!
    Parabéns pelo texto...
    E fala sério né... Sr Dito foi um guerreito apaixonado tanto pela vida e pela Maria... que lindo...
    Quero poder tbém ser uma Maria na vida e ter um Dito como esposo...( somos quase assim, só nos falta apenas 74 anos!!!

    ResponderExcluir